sábado, 6 de julho de 2013

Sobre a questão ambiental


Nos últimos dias o Brasil se tornou o centro mundial dos debates em torno da questão ambiental e do desenvolvimento sustentável. A cidade do Rio de Janeiro recebeu a “Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável”. E não foi a primeira vez que a ONU organizou um evento desse tipo. Há 20 anos, a mesma cidade do Rio de Janeiro recebeu a “Rio-92”, e há 40 anos o encontro foi realizado em Estocolmo, na Suécia.
O fato é que o debate em torno da necessidade de se preservar o meio ambiente e procurar um desenvolvimento sustentável tem se arrastado por décadas. Infelizmente, na prática, toda essa discussão gerou poucos frutos. Os chamados países desenvolvidos não se mostram muito dispostos a modificar o seu modelo de desenvolvimento e progresso, pois isso “traria perdas para as suas economias”. Os chamados países em desenvolvimento, por sua vez, “precisam se desenvolver rapidamente”, de modo a acabar com a pobreza e alcançar o mesmo “nível” dos países desenvolvidos.
A realização de grandes conferências sobre o desenvolvimento sustentável é importante, pois discute o assunto e alerta para o fato de que os recursos naturais do planeta são finitos. Contudo, sinto falta de que todos os “discursos em prol do meio ambiente” sejam colocados, efetivamente, em prática. Enquanto interesses econômicos e políticos (principalmente de países como Estados Unidos e China, que são dois grandes poluidores) estiverem em primeiro plano, o planeta continuará sofrendo com um modelo de desenvolvimento que precisa ser urgentemente repensado.
Em tempos de crise econômica a nível global, é certo que muitos países estejam ansiosos por acelerar as rodas de suas economias, neste contexto “o meio ambiente pode ficar para depois”. Contudo, é preciso ter consciência de que, mais cedo ou mais tarde, pagaremos a conta por essa postura (na verdade, acredito até que já estamos pagando).
Atualmente está na moda discursar a favor do “ecologicamente correto”. Mas quando eu vejo, por exemplo, pessoas desperdiçando água, questiono a utilidade de tanta discussão sobre o desenvolvimento sustentável. Espero que as pessoas, as indústrias e os governos parem de discursar e mudem suas práticas. Tomara que o planeta dure até isso acontecer!

Texto originalmente publicado na Coluna do Nehac do Jornal Correio de Uberlândia no dia 22 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário